CBO 8486-05

Trabalhador do beneficiamento de fumo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recebem folhas de fumo, inspecionando, identificando procedência, separando e pe sando os lotes. beneficiam folhas de fumo, processando misturas, controlando nível deumidade, testando a qualidade, espalmando, bitolando e manocando as folhas. fer mentam folhas de fumo, desmanocando, umedecendo, empilhando, monitorando atemperatura de fermentação e coletando amostras para análise. preparam fumo decorda, agrupando folhas, enrolando, trançando, aplicando mel, glicerina e essências.fabricam charutos e cigarrilhas, secando misturas de folhas, desfiando folhas, aplican do aromatizantes, enrolando misturas com capotes, prensando, capeando e efetuandocortes de acabamento. armazenam fumos e registram dados do processo. trabalhamseguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental e curso básico de qua lificação profissional em torno de duzentas horas/aula. o pleno desempenho das ativi dades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos de fumo como empregados com carteira assinada.organizam-se em equipe ou de forma individual, sempre sob supervisão permanente.trabalham em locais fechados, no horário diurno e, no desenvolvimento de suas ativi dades, permanecem expostos a odores em excesso e variação brusca de temperatura.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar