CBO 8611-05

Operador de central hidrelétrica


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Controlam a produção de energia elétrica, monitoram sistemas de geração de ener gia elétrica, manobram equipamentos de geração elétrica e executam atividades paramanter máquinas e equipamentos em condições de operação. realizam atividades dedistribuição de energia elétrica, analisando ordens de manobra, controlando o nível deenergia programada, acionando equipamentos auxiliares de distribuição, liberando oubloqueando linhas e equipamentos de transmissão e distribuição. interagem com ou tros setores e instituições e trabalham segundo procedimentos de segurança, proteçãoao meio ambiente e saúde ocupacional.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico dequalificação profissional em torno de quatrocentas horas/aula, ministrado em escolasespecializadas. o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos deexperiência profissional. há indícios de que as empresas já estão exigindo profissionaiscom curso técnico de eletrotécnica ou de processos de geração de energia elétrica,ministrados em escolas especializadas, para o exercício da ocupação de operador deusina (elétrica e termonuclear). pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas empresas dos serviços de eletricidade, gás e água quente como empre gados com carteira assinada. organizam-se em equipes de trabalho cooperativo, sobsupervisão permanente ou ocasional. atuam em locais fechados ou a céu aberto e nosistema de rodízio de turnos. em algumas usinas hidrelétricas a operação do quadro de

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar