CBO 8624

Operadores de instalações de extração, processamento, envasamento e distribuição de gases

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Extraem gases, operando equipamentos separadores e depuradores e monitorandovariáveis físicas tais como temperatura, pressão e vazão. realizam manutenção eminstalações de captação, engarrafamento e distribuição de gases, alinhando com pressores com motores, verificando pressões de óleos e temperaturas, limpando etrocando filtros. abastecem e inspecionam compressores, despressurizando e esva ziando sistemas de gás, verificando pressões, vazamentos e conferindo funciona mento de motores. operam compressores, acionando válvulas e ajustando níveis epressões de óleos lubrificantes e gases. controlam a qualidade da distribuição degás, testando odores e teores de umidade, conferindo válvulas com gabaritos e co letando amostras para análises. trabalham seguindo normas de segurança, higiene,qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básicode qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula. o pleno desem penho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas empresas de produção e distribuição de gás como empregados com car teira assinada. organizam-se em pequenos grupos de trabalho, sob supervisão per manente, em locais abertos e no sistema de rodízio de turnos. no desenvolvimentode algumas atividades permanecem expostos à ação de ruído intenso, materiaistóxicos e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar