CBO 9511-05

Eletricista de manutenção eletroeletrônica


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam serviços de manutenção e instalação eletroeletrônica e realizam manuten ções preventiva, preditiva e corretiva. instalam sistemas e componentes eletroeletrô nicos e realizam medições e testes. elaboram documentação técnica e trabalham emconformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higie ne, saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso bá sico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula, ministrado emescolas especializadas na área de eletroeletrônica. o pleno desempenho das atividadesocorre entre um e dois anos de experiência profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam predominantemente na fabricação de máquinas, aparelhos, materiais elétricos,eletrônicos e aparelhos e equipamentos de comunicação, nas indústrias de extraçãode petróleo e serviços correlatos e na fabricação de produtos têxteis, alimentícios e debebidas. são empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual, sobsupervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. eventualmenteestão sujeitos a pressões e podem atuar em posições desconfortáveis, locais subterrâ neos e grandes alturas. frequentemente permanecem expostos a radiação, materiaistóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar