CBO 9513-05

Instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam serviços de instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segu rança, interpretando ordens de serviço, desenhos e cronogramas de projetos. instalam,inspecionam e ativam sistemas, montando e conectando equipamentos para instala ções, ajustando parâmetros elétricos e lógicos dos equipamentos, realizando testes ecorrigindo falhas. realizam manutenções preventiva e corretiva dos sistemas eletroe letrônicos e elaboram documentos técnicos. trabalham seguindo normas de segurança,higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício da ocupação de instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurançarequer-se ensino fundamental concluído e curso profissionalizante com aproximada mente duzentas horas/aula. já os mantenedores desses sistemas devem ter ensinomédio concluído e curso técnico em eletricidade e eletrônica. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. pode-se demandaraprendizagem profissional para a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacio nal, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em construção, informática e conexas, intermediação financeira (exclusiveseguros e previdência privada), nos serviços prestados às empresas e nos órgãosda administração pública, defesa e seguridade social. os instaladores de sistemastrabalham como empregados com carteira assinada, sob supervisão permanente deprofissionais de nível técnico. os mantenedores de sistemas são autônomos e traba lham por conta própria, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior.ambos estão organizados em equipe e atuam em locais fechados, no período diurnoou em horários irregulares (quando se trata dos mantenedores). trabalham em gran des alturas ou em locais subterrâneos, permanecem em posições desconfortáveis eexpostos a área insalubres.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar