CBO 9531-05

Eletricista de instalações (aeronaves)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam serviços de instalação e manutenção eletroeletrônicos em veículos, estabe lecendo cronogramas e estimando prazos. instalam sistemas e componentes eletroe letrônicos em aeronaves, embarcações e veículos, elaborando leiautes e esquemas, in terpretando e corrigindo esquemas, conectando cabos aos equipamentos e acessóriose testando o funcionamento de máquinas, equipamentos e sistemas para operação.realizam manutenções preventiva, preditiva e corretiva, inspecionando visualmentemáquinas e equipamentos, diagnosticando defeitos eletroeletrônicos, desmontando,reparando, lubrificando, substituindo e montando componentes, ajustando componen tes e peças e simulando o funcionamento de componentes e equipamentos. elaboramdocumentação técnica, cumprem normas de segurança, meio ambiente e saúde e rea lizam com qualidade as instalações eletroeletrônicas.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básicode qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula, preferencialmente nasáreas de eletricidade e eletrônica. o pleno desempenho das atividades ocorre entre um edois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupa cional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes aserem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação e montagem de veículos automotores, no comércio e na repara ção de veículos automotores e motocicletas, no comércio a varejo de combustíveis enas empresas dos transportes aéreos, terrestres e ferroviários. trabalham de forma indi vidual, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos,por rodízio de turnos. trabalham em grandes alturas ou confinados e estão sujeitos apressões e posições desconfortáveis durante longos períodos. frequentemente perma necem expostos a ruídos, material tóxico, radiação, alta-tensão e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar