CBO 9541-25

Operador eletromecânico


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Instalam elevadores, escadas rolantes, portas e portões automáticos, organizandoa execução de serviços e preparando locais para instalação dos equipamentos.realizam manutenção preventiva e corretiva em sistemas e equipamentos. redigemdocumentos técnicos, orçamentos, relatórios de serviços diários, solicitação demateriais e outros e trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade eproteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio incompleto e curso básicode qualificação profissional em torno de duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam predominantemente na construção civil como empregados com carteira assi nada. podem também trabalhar como autônomos. trabalham de forma individual, sobsupervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto, no sistema de rodíziode turnos. no desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer em posiçõesdesconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar