CBO 9911-05

Conservador de via permanente (trilhos)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Reparam componentes de superestrutura e infraestrutura das vias. corrigem geometriadas vias por meio de equipamentos, analisando informações topográficas e geométri cas, preparando e ajustando máquinas e corrigindo desníveis. esmerilham trilhos, des guarnecem lastros, removendo os que estiverem contaminados e recolocando aquelesque estiverem tratados. realizam soldagem aluminotérmica, examinando, cortando, ni velando, alinhando, soldando e esmerilhando trilhos. inspecionam vias e providenciammanutenção de máquinas e equipamentos. desenvolvem as atividades comunicando se com outras áreas e com o centro de controle operacional e trabalham seguindonormas de segurança, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores alu minotérmicos requer-se ensino fundamental completo. no caso do operador de má quinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completoe curso básico de qualificação com até duzentas horas/aula, ministrado em escolaprofissionalizante. as empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos demecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes.o pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto detrabalho.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assina da. organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. porém, o trabalhoem horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores devias. normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfor táveis durante longos períodos. o soldador aluminotérmico pode permanecer expostoa ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar