CBO 9913-15

Pintor de veículos (reparação)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Analisam o veículo a ser reparado, realizam o desmonte e providenciam materiais,equipamentos, ferramentas e condições necessárias para o serviço. preparam a latariado veículo e as peças para os serviços de lanternagem e pintura. confeccionam peçassimples para pequenos reparos. pintam e montam o veículo. trabalham seguindo nor mas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio completo e curso básico dequalificação profissional em torno de duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no segmento de vendas, manutenção e reparação de veículos automotorescomo empregados com carteira assinada. o montador de veículos atua individual mente; o funileiro e o pintor de veículos, em equipe. todos trabalham sob supervisãopermanente. o trabalho é presencial, realizado durante o dia, em ambiente fechado oua céu aberto. em sua rotina de trabalho, o pintor de veículos (reparação) fica exposto amateriais tóxicos e o montador de veículos, a radiação e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar