CBO 2032-30

Pesquisador de engenharia química


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenvolvem materiais, produtos, processos e métodos relacionados à engenhariae tecnologia, projetando e especificando equipamentos, protótipos e plantas-pilotoe testando protótipos, materiais, processos e parâmetros de operação de plantas piloto. participam da qualificação, certificação e homologação de laboratórios eprodutos. planejam e executam pesquisas, gerenciam informações de c&t. podemtambém prestar serviços de consultoria técnica, bem como dar aulas.

Formação e Experiência

As ocupações da família requerem como escolaridade mínima o superior completo,sendo frequente profissionais com cursos de pós-graduação e especialização. normal mente são engenheiros e profissionais com conhecimento teórico necessário para de senvolver pesquisas em engenharia e tecnologia como, por exemplo, química, física ematemática. habitualmente, os pesquisadores titulares têm, no mínimo, cinco anos deexperiência na área.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais atuam, principalmente, em universidades públicas ou em centros depesquisas vinculados a grandes empresas públicas, em diversas áreas como, por exem plo, em pesquisa e desenvolvimento, ensino, administração pública, defesa e segurida de social, siderurgia, extração de petróleo, mineração. costumam trabalhar em equipesinterdisciplinares compostas, muitas vezes, por pesquisadores de várias instituiçõesou empresas, com supervisão ocasional. os pesquisadores em engenharia química etecnologia, em particular, podem estar expostos a altas temperaturas e a materiaistóxicos. seu vínculo de trabalho predominante é como empregado registrado.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar