CBO 2034-15

Pesquisador em ciências da zootecnia

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Executam projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em agricultura,pesca, aquicultura, zootecnia e ciências florestais, implantando experimentos eunidades de observação, acompanhando a execução das atividades, realizandomedições, pesagens, contagens e diagnósticos. organizam e analisam os dadoscoletados. elaboram e planejam projetos de pesquisa e divulgam informações. for mam recursos humanos, podem prestar serviços de assessoria, de consultoria eministrar aulas.

Formação e Experiência

A escolaridade mínima exigida é a formação superior completa na área, sendofrequente profissionais com cursos de pós-graduação. ee uma forma geral, o in gresso na carreira pode se dar como auxiliar ou assistente de pesquisador, poden do alcançar a titularidade com cinco anos de experiência. é comum o ingresso ea progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadoresvinculados à área pública.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham nas esferas pública e privada, em instituições de pesquisa, empresase universidades, principalmente nos setores agropecuário, de pesca e aquiculturae silvicultura, inseridos em equipe multidisciplinar, cujos membros podem estarvinculados a diferentes empresas ou instituições de pesquisa. na esfera privada,a relação de trabalho mais comum é com vínculo empregatício. na esfera pública,o acesso é por concurso, na condição de celetista ou estatutário. podem trabalharem condições especiais, dependendo do projeto de pesquisa que estejam desen volvendo, expostos aos efeitos de materiais tóxicos e a águas contaminadas epoluídas durante o exercício de algumas atividades.consulte2031 - pesquisadores das ciências naturais e exatas.2221 - engenheiros agrossilvipecuários.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar