CBO 2122-10

Engenheiro de equipamentos em computação


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Projetam soluções em tecnologia da informação, identificando problemas e oportu nidades, criando protótipos, validando novas tecnologias e projetando aplicativos emlinguagem de baixo, médio e alto nível. implementam soluções em tecnologia da infor mação, gerenciam ambientes operacionais, elaboram documentação, fornecem suportetécnico e organizam treinamentos a usuários.

Formação e Experiência

Para o acesso às ocupações requer-se curso superior completo de engenharia da com putação ou área afim. podem ser portadores de certificações homologadas por ins tituições reconhecidas pelo mercado e/ou títulos de especialização e pós-graduação.para o engenheiro de aplicativos e o engenheiro de equipamentos de computação, odesempenho pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. no casodo engenheiro de sistemas de computação, o pleno exercício ocorre entre quatro ecinco anos de experiência profissional.

Condições Gerais de Exercício

Ao projetar e desenvolver sistemas computacionais, trabalham tanto na área desoftware quanto na área de hardware, incluindo robótica. podem ser encontrados, porexemplo, em indústrias químicas, de material de transporte, de máquinas para escri tórios e equipamentos de informática, em instituições financeiras e nas telecomunica ções. costumam desenvolver suas atividades em universidades, institutos de pesquisa,grandes empresas, tanto no setor público como no privado, em ambientes, nos quaisse pesquisa tecnologia avançada para ser absorvida pelo mercado. podem trabalharcomo empregados, funcionários públicos ou como autônomos sob supervisão ocasio nal, desenvolvendo seus trabalhos em equipe multidisciplinar, parceria ou cooperação,de forma presencial e também à distância.consulte2031 - pesquisadores das ciências naturais e exatas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar