CBO 2124-15

Analista de sistemas de automação

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos efuncionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramen tas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. admi nistram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram do cumentação técnica. estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluçõespara ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Formação e Experiência

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo,em nível de bacharelado ou tecnologia. podem, também, obter formação espe cífica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas equatrocentas horas. a experiência profissional prévia requerida dos titulares parao exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio.em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requeratualização contínua dos profissionais.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais comoa indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública.podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grandeportes. seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma coope rativa, com supervisão ocasional. não há predominância de um tipo de vínculo detrabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta própriae trabalham em período diurno.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar