CBO 2131-30

Físico (fluidos)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Aplicam princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas, aplicamtécnicas de radiação ionizante e não ionizante em ciências da vida, radiação na agri cultura e conservação de alimentos e podem operar reatores nucleares e equipamentosemissores de radiação. desenvolvem fontes alternativas de energia, projetam sistemaseletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos. realizam medidasde grandezas físicas, desenvolvem programas e rotinas computacionais e elaboramdocumentação técnica e científica.

Formação e Experiência

As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendofrequente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos deespecialização. o exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre apósquatro anos de experiência na área.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saú de, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares,fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. é mais comum encontraresses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. nestes casos, sãoclassificados como pesquisadores ou professores. costumam trabalhar em equipe multi disciplinar com supervisão ocasional. pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades,alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar