CBO 2234-15

Farmacêutico analista clínico


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, arma zenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica tais como medi camentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumoscorrelatos. realizam análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbioló gicas e bromatológicas; participam da elaboração, coordenação e implementação de po líticas de medicamentos; exercem fiscalização sobre estabelecimentos, produtos, serviçose exercício profissional; orientam sobre uso de produtos e prestam serviços farmacêuticos.podem realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobreórgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações requer curso superior em farmácia bioquímica. atual mente a formação é única, substituindo as duas formações anteriores: a de farmáciae a de bioquímica.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em órgãos públicos, principalmente os de vigilância sanitária, em farmáciase redes de distribuição de remédios, nas indústrias de produtos farmacêuticos e corre latos, nas indústrias de produtos alimentares, de cosméticos, dentre outras. trabalhamcomo assalariados, com carteira assinada, por conta própria ou como empregador.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar