CBO 2412

Procuradores e advogados públicos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Representam a administração pública na esfera judicial; prestam consultoria e asses soramento jurídico à administração pública; exercem o controle interno da legalidadedos atos da administração; zelam pelo patrimônio e interesse público, tais como, meioambiente, consumidor e outros; integram comissões processantes; geram recursos hu manos e materiais da procuradoria.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer formação superior e aprovação em exame da or dem dos advogados do brasil (oab) do estado de domicílio civil do bacharel em direito.aprovado no exame da oab como profissionais especializados em direito público, ede posse de sua carteira de credenciamento, esses profissionais prestam concurso paratrabalhar em órgãos públicos nos níveis federal, estadual e municipal.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas e órgãos públicos ligados ao estado nos níveis federal, estaduale municipal, ou seja, advogados da união e procuradores estaduais e municipais, deautarquias (federais e estaduais) e de fundações federais. na procuradoria do estadode são paulo, após passar por concurso público, é possível optar por atuar como de fensor público dos hipossuficientes por cinco anos, renováveis ou não, ou então atuarna procuradoria do estado. são empregados com carteira, trabalham em equipe, emambiente fechado e em horário diurno. eventualmente, trabalham sob pressão, levandoà situação de estresse constante.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar