CBO 2541-05

Auditor-fiscal da receita federal

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Fiscalizam o cumprimento das obrigações referentes aos tributos e contribuiçõesadministrados pela secretaria da receita federal; fiscalizam e controlam ativida des de comércio exterior; julgam processos do contencioso administrativo-fiscal;elaboram atos administrativos; realizam estudos econômico-tributários; gerenciamo crédito tributário; coordenam os sistemas de informação e administram as uni dades da receita federal.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior e aprovação em concursopúblico diferenciado para cada uma das carreiras.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em órgãos da secretaria da receita federal como estatutários. a realizaçãodo trabalho é individual e, eventualmente, em equipe. o grau de responsabilidade jurí dica das atividades é diferenciado, conforme disciplina, legislação e regulamentos queregem as duas carreiras. há atividades como realizar visita aduaneira e participar dediligências que são feitas pelos técnicos com a supervisão do auditor fiscal. em váriasatividades o técnico atua como auxiliar do auditor. trabalham em ambientes fechados,a céu aberto e em veículos, em horários diurno, noturno e irregulares, sob supervisão.esta família não compreende2544 - fiscais de tributos estaduais e municipais.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar