CBO 2615-05

Autor-roteirista


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Escrevem textos literários para publicação, representação e outras formas de veiculação epara tanto criam projetos líterários, pesquisando temas, elaborando esquemas prelimina res. podem buscar publicação ou encenação da obra literária bem como sua divulgação.

Formação e Experiência

O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, sendo imprescindívelo domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de co municação para os quais se pode escrever, como teatro, tv, cinema. etc. é frequente aocorrência de profissionais autodidatas.

Condições Gerais de Exercício

Desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como naforma de organizá-lo e desenvolvê-lo. trabalham geralmente como autônomos, poden do exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. são encontrados em vá rias atividades econômicas, entre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas.costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores roteiristas que trabalham emequipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. os processos de concep ção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades deorganização, pesquisa, obervação e reflexão.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar