CBO 2623-30

Diretor de arte

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Formulam conceito artístico da cenografia, pesquisando a obra artística, seu contextohistórico, perfil das personagens, autor e conteúdo possibilitando a compreensão dotexto, dar corpo às palavras no espaço e no tempo e criar ambientes e atmosferas quevalorizam e enfatizam a concepção cênica; elaboram projeto cenográfico a partir deestudos preliminares do espaço cênico, viabilidade na utilização de materiais e ajustescom equipes (artística, técnica e de produção) e acompanham sua concretização, co ordenando e supervisionando equipes de cenotécnica, produção cenográfica e outrasequipes envolvidas na montagem da cenografia; reelaboram projeto cenográfico paraadaptar cenografia a novos lugares e espaços.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equiva lente (cenógrafo carnavalesco e festas populares). o exercício pleno das atividadesocorre após cinco anos (diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações(exceto cenógrafo carnavalesco). para o cenógrafo carnavalesco sem formação univer sitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas/aula.

Condições Gerais de Exercício

Essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente ex pansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, sho ws musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muitocomum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. predomina o trabalhoautônomo ou em pequenas empresas. nas escolas de samba atuam sob contrato deprestação de serviços (autônomo/microempresas); nas emissoras de televisão predomi na vínculo com carteira assinada. na execução do trabalho formam equipes, variandoo grau de autonomia segundo a ocupação. trabalham em ambientes fechados e emhorários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altastemperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos etrabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar