CBO 2625-05

Ator


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Interpretam e representam um personagem, uma situação ou idéia, diante de umpúblico ou diante das câmeras e microfones, a partir de improvisação ou de um su porte de criação (texto, cenário, tema, etc) e com o auxílio de técnicas de expressãogestual e vocal.

Formação e Experiência

Não há exigência de escolaridade determinada para o desempenho da ocupação.atualmente, seguindo tendência à profissionalização na área das artes, é desejávelque a sua formação mínima se dê por meio de cursos profissionalizantes de teatro,com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. é na prática, junto comum grupo com o qual possa trocar experiências, exercitando o trabalho, que o atorcompleta sua formação.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham nos mais variados veículos de comunicação como rádio, tv, cinema, teatro,bem como em estúdios de dublagem, manipulando bonecos, etc. algumas de suascaracterísticas principais são o trabalho em grupos ou equipes, em horários noturnose/ou irregulares e a multifuncionalidade, ou seja, a atuação, muitas vezes simultânea,em diversos veículos de comunicação ou aplicando seus conhecimentos de represen tação em diferentes contextos, por exemplo em eventos, recursos humanos, atividadesterapêuticas diversas, atividades recreativas e culturais, ensino, pesquisa. a grandemaioria dos profissionais trabalha por como autônomos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar