CBO 3517-40

Técnico de seguros

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Contatam corretores, segurados e equipe de trabalho, para comercializar seguros epara facilitar o relacionamento empresa-cliente; subscrevem e inspecionam riscos; ope racionalizam cálculos de prêmios e outros procedimentos para cessão e recuperação deresseguros e co-seguros; executam regulação e liquidação de sinistros. desenvolvemnovas modalidades de seguros. elaboram documentação técnica.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizan tes de duzentas a quatrocentas horas/aula. o pleno desempenho das atividades, ocorreapós três a quatro anos de experiência.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupa cional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes aserem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economiamista e órgãos governamentais da área securitária. o trabalho é realizado em am bientes fechados, nos horários diurnos. são trabalhadores celetistas ou estatutários ese organizam em equipe, sob supervisão. eventualmente, estão sujeitos a pressões notrabalho que podem ocasionar estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar