CBO 3711

Técnicos em biblioteconomia

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam ativida des especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros dedocumentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administraçãodo acervo, ou na manutenção de bancos de dados. participam da gestão administrativa,elaboração e realização de projetos de extensão cultural. colaboram no controle e naconservação de equipamentos. participam de treinamentos e programas de atualização.

Formação e Experiência

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia emnível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno dasatividades; os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no iníciode carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. os profissionaissem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxilia res de serviços de documentação, informação e pesquisa.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos, por exemplo, em es colas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissio nais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pes quisa e estatística, organizações não governamentais, etc. seu vínculo de trabalhopredominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, emgrupos com supervisão ocasional ou permanente. em algumas atividades, algunsprofissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esfor ços repetitivos e de micro-organismos.esta família não compreende4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar