CBO 7213

Afiadores e polidores de metais

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam o trabalho de polimento de superfícies metálicas e de afiação de ferramentas.fazem polimento e afiação utilizando processos manuais, semiautomáticos e automáti cos, controlando a qualidade do serviço e aplicando normas de segurança.

Formação e Experiência

As ocupações da família requerem instrução equivalente ao ensino fundamental comple to e experiência prévia de um a dois anos. a aprendizagem pode se dar por meio de cur sos de qualificação profissional de mais de quatrocentas horas de duração. apenas parapolidores de metais, o período de formação na ocupação tende a ser mais curto, comcursos girando entre duzentas e quatrocentas horas/aula.a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do nú mero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais da família podem trabalhar em diversos ramos da indústria de transformaçãocomo, por exemplo, a metalúrgica, a mecânica, a química, a movelaria, o plástico e a eletroe letrônica e na construção civil, geralmente como empregados registrados, em turnos diurnos,com supervisão ocasional.trabalham também de forma autônoma, prestando serviços dire tamente a clientes. no desempenho das suas atividades tendem a permanecer em posiçõesdesconfortáveis por longos períodos expondo-se, muitas vezes, à fadiga decorrente do traba lho repetitivo. podem estar sujeitos aos efeitos de materiais tóxicos e ruídos intensos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar