CBO 7214

Operadores de máquinas de usinagem cnc

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Usinam peças de metais ferrosos e não-ferrosos. resinas e plásticos em máquinas cnc;preparam e ajustam máquinas de usinagem cnc.ajustam ferramentas, realizam testes econtrole de ferramentas. documentam atividades tais como preenchimento de fichas decontrole de produção, resultados do controle estatístico do processo, referências das pe ças, atualização dos leiautes de ferramentas e ocorrências de manutenção das máquinas.trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.podem programar máquinas de usinagem cnc.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se o curso técnico em mecânica oferecidopor instituições de formação profissional ou escolas técnicas. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em diversos ramos tais como fabricação de produtos de metal, de máquinas eequipamentos, de equipamentos de instrumentação médico-hospitalares, de instrumen tos de precisão e ópticos; fabricação e montagem de veículos automotores, reboques ecarrocerias; fabricação de móveis e fabricação de equipamentos para automação indus trial, cronômetros e relógios. trabalham como assalariados com carteira assinada, emequipes de células de manufatura, sob supervisão ocasional. atuam em locais fechados,por rodízio de turnos e, eventualmente, no exercício do trabalho estão sujeitos a ruídos,pressões, posições desconfortáveis e materiais tóxicos.esta família não compreende7735 - operadores de máquinas de usinagem de madeira cnc.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar