CBO 7826-15

Maquinista de trem metropolitano


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordoe movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática e automática - eoperam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução aotipo de veículo. realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências paracorrigir falhas detectadas nos equipamentos. seguem procedimentos de segurança,obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionandofreio de emergência em situação de risco. no desempenho das atividades utilizam-sede capacidades comunicativas.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o mo torneiro para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. requer-se paratodos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas/aula. o maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil devia. o pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no postode trabalho; no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançadocom quatro anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nes ta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada.trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, ma quinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocu pações). o trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio deturnos; o operador de teleférico trabalha no horário diurno. podem permanecer longosperíodos em posições desconfortáveis e sob pressão. alguns atuam em grandes alturas,outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos,ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar