CBO 0302

Oficiais intermediários do corpo de bombeiros militar

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenvolvem atividades administrativas em nível tático e operacional de bombeiro militar.exercem funções de assessoramento e de comando de companhias de bombeiro militar,em espaço geográfico atribuído a um grupamento de bombeiros. para tanto, adminis tram recursos humanos, materiais e financeiros; comandam atividades de prevenção desinistros; planejam atividades operacionais e administrativas. administram e coordenamatividades de emergências e de combate a incêndios. estabelecem parcerias com institui ções afins e assessoram o comando em atividades operacionais e administrativas.

Formação e Experiência

O exercício dessa ocupação requer curso de nível superior na área de segurança pública,para situações de emergência e calamidade pública. o pleno desempenho profissionalocorre após cinco anos de atuação na área.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em unidade do corpo de bombeiros militar. estão organizados em equipes deresgate, salvamento, combate a incêndio ou de produtos perigosos, sob supervisãoocasional de superiores no comando. podem trabalhar em ambientes fechados, a céuaberto ou em veículos, nos períodos diurnos, noturnos ou em plantões. o exercício dotrabalho pode ser presencial ou a distância, orientando subordinados de outras corpo rações. pela rotina das atividades exercidas, estão sujeitos a pressões e ao trabalho emgrandes alturas, em locais confinados ou subterrâneos. frequentemente, são expostosa materiais tóxicos, radiação, ruídos, altas temperaturas, exposição ao frio, materiaisinfecto-contagiosos e ao trabalho subaquático.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar