CBO 1130-15

Membro de liderança quilombola


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam coletivamente as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras; pre servam usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade. cobram providênciaspara demarcação e manejo da área indígena, quilombola e caiçara. articulamquestões políticas; reivindicam melhorias para educação e saúde; buscam recur sos em órgãos competentes. providenciam e solicitam documentação. realizam amanutenção e a preservação da medicina tradicional. cobram a implantação degestão dos recursos naturais.

Formação e Experiência

Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades,de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, qui lombola e caiçara. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a lide rança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. há em torno deduzentos e vinte povos indígenas e setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhadosem vários pontos do país.vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itineranteou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. as comunidades caiçaras encontram se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e nortede santa catarina. os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. correm riscode perda de vida ao defender a comunidade de invasores

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar