CBO 1232-05

Diretor de recursos humanos


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Lideram atividades do departamento pessoal; formulam políticas de cargos, salários e be nefícios; desenvolvem estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal.participam na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;coordenam políticas de integração e eventos, na empresa e comunidade externa; conduzematividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e integração.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior naárea de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administra ção de recursos humanos. o desempenho pleno das funções se dá após quatroou cinco anos de experiência na área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. são contratadosna condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada; atuam de forma individu al, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. no desempenho de algumasde suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.consulte1422 - gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar