CBO 1412

Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Exercem a gerência de produção nas indústrias de transformação e extração mineral;definem e implementam plano operacional, analisando a demanda de produtos, a ca pacidade produtiva e recursos auxiliares, elaborando plano de racionalização e reduçãode custos, plano de investimentos, orçamento de despesas e necessidades de matérias primas; planejam a produção, programando mão-de-obra e paradas ou intervenções emmáquinas, equipamentos e instrumentos industriais; gerenciam equipes de trabalho, ad ministrando salários, admissões, demissões, promoções e promovendo o desenvolvimentodas equipes por meio de cursos e treinamentos; asseguram e promovem o cumprimentodas ações de proteção ao meio ambiente e também pelas normas de higiene e segurançano trabalho, por meio de orientações às suas equipes; desenvolvem e implantam méto dos e técnicas que visam melhorar e otimizar o processo de produção; gerenciam áreasde manutenção, engenharia de processos e logística.

Formação e Experiência

Para ingressar nessa família ocupacional, o trabalhador necessita do curso superior com pleto. normalmente são formados em engenharia plena ou de curta duração e afins. érecomendável mais de cinco anos de experiência profissional. o gerente de produção eoperações está sempre em busca de novas tecnologias e em constante reciclagem. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional paraefeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos,nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos pre vistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses profissionais atuam em áreas ligadas à extração de minerais, comércio por atacado eintermediários do comércio, comércio varejista, exceto comércio de veículo, fabricação de pro dutos alimentares e bebidas e de produtos químicos. são empregados com carteira assinada etrabalham em equipes,com supervisão ocasional,em ambientes fechados e em horário diurno.eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar