CBO 1413

Gerentes de obras em empresa de construção

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam, organizam e controlam atividades, contratos, equipes de trabalho e recursospara a execução de obras de construção civil, de acordo com custo, qualidade, segu rança e prazo estabelecidos.

Formação e Experiência

Essa ocupação é acessível a engenheiros civis, com cinco ou mais anos de experiênciaem obras; trabalham em equipe, normalmente na condição de assalariado. é crescen te o número de gerentes de obras que trabalham como autônomos. podem traba lhar em grandes alturas e subterrâneos, expostos a ruídos e estresse constante. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

A construção civil adota, regra geral, gestão por projetos, onde os gerentes de obrasdesempenham atividades de controle, de suprimentos, de pessoal, de planejamento,etc. geralmente, estão subordinados à diretoria e são responsáveis por uma ou maisobras. em cada obra existem engenheiros supervisores residentes, administrativos, etc.o número de supervisores varia em função do porte da obra. em grandes empresaspode existir mais de um gerente de obras, como também pode haver um nível de altagerência (diretores) ou gerência regional.esta família não compreende1223 - diretores de operações de obras em empresa de construção.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar