CBO 1415-10

Gerente de restaurante


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedageme de alimentação. coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recrea ção e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. administram recursoshumanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Formação e Experiência

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de esta belecimento. como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de uma dois anos na área. há empresas que demanda profissionais formados em escolastécnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. de vido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente nomercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. são empregadoscom carteira assinada e trabalham com supervisão permanente, em ambietes fechadosou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos; e se organizam em equipe. eventu almente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar