CBO 2030-25

Pesquisador em biologia vegetal


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Os profissionais desta família desenvolvem atividades de pesquisa em ciências bio lógicas, elaboram projetos, coordenam equipes, coletam, tratam e analisam materialbiológico, dados e informações, geram conhecimentos, métodos e técnicas e divulgamresultados de pesquisa. podem prestar serviços de assessoria e consultoria técnica ecientífica, como também podem dar aulas, planejar cursos e eventos científicos.

Formação e Experiência

As ocupações requerem do profissional o curso superior completo, bem como cursosde pós-graduação e especialização, principalmente em ciências biológicas e áreas afins.é comum o ingresso e a progressão na carreira por meio de concursos, no caso depesquisadores vinculados à área pública.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas e instituições de pesquisas públicas ou privadas e em uni versidades, nas áreas de saúde humana, animal e vegetal e em pesquisa e desenvol vimento. o trabalho é desenvolvido, na maioria das vezes, em equipe multidisciplinar,com supervisão ocasional. essas equipes são da própria instituição (intrainstitucionais)ou, dependendo do projeto, podem ser formadas por participantes vinculados a maisde uma instituição (interinstitucionais). o vínculo de trabalho mais frequente é o deassalariado com carteira assinada. trabalham em horários regulares e podem estarexpostos aos efeitos de materiais tóxicos, radiação e risco biológico.consulte2031 -pesquisadores das ciências naturais e exatas.2034 - pesquisadores das ciências da agricultura.2211 - biólogos e afins.2221 - engenheiros agrossilvipecuários.esta família não compreende2344 - professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar