CBO 2033-15

Pesquisador em medicina veterinária

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Os profissionais desta família desenvolvem pesquisas em ciências da saúde, nasáreas de clínica médica, medicina básica, medicina veterinária e em saúde coletivae, para tanto, elaboram e planejam projetos de pesquisa, formam recursos huma nos em pesquisa e divulgam resultados e informações. podem prestar assistênciacomunitária, orientar políticas públicas e prestar assessorias na área das ciênciasda saúde. podem também ministrar aulas.

Formação e Experiência

O exercício ocupacional requer curso superior completo na área de ciências dasaúde, sendo frequentes as titulações de especialistas, mestres, doutores. o tempomínimo de experiência em pesquisa para atingir a titularidade ocupacional estáentre quatro e cinco anos.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em pesquisa básica e experimental, em desenvolvimento experimental etambém no ensino. geralmente são empregados com carteira assinada. traba lham predominantemente em instituições de pesquisa, em universidades e emgrandes empresas públicas ou privadas voltadas para atividades da agropecuá ria e da saúde humana e animal. costumam integrar equipe multidisciplinar deprofissionais, estando submetidos a supervisão ocasional. no exercício das suasatividades podem estar sujeitos à exposição a patógenos e a material tóxico.consulte2232 - cirurgiões-dentistas.esta família não compreende2344 - professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar