CBO 2132-10

Químico industrial


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam ensaios, análises químicas e físico-químicas, selecionando metodologias, mate riais, reagentes de análise e critérios de amostragem, homogeneizando, dimensionando esolubilizando amostras. produzem substâncias, desenvolvem metodologias analíticas, in terpretam dados químicos, monitoram impacto ambiental de substâncias, supervisionamprocedimentos químicos, coordenam atividades químicas laboratoriais e industriais.

Formação e Experiência

Para o acesso às ocupações requer-se curso superior em nível de tecnologia ou bacha relado completo na área de química e afins, sendo que há titulares que são pós-gra duados e/ou especializados. em média, o exercício pleno das atividades nas ocupaçõesdemanda quatro anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

No setor industrial estão presentes na extração de minérios, petróleo e gás natural, nafabricação de alimentos e bebidas, de produtos químicos, na produção de combustíveisdiversos. também são empregados na agropecuária e no setor de serviços como, porexemplo, na captação, purificação e distribuição de água e na proteção ambiental. amaior oferta de vagas encontra-se na esfera privada, na qual o vínculo de trabalhomais frequente é como empregado com carteira assinada. além das empresas, estãopresentes em instituições de pesquisa e nas universidades. neste caso, são classifica dos como pesquisadores ou professores. costumam desenvolver suas atividades emequipes, analisando e manipulando substâncias em escala piloto e em laboratórios.eventualmente, em algumas atividades pode ocorrer exposição a materiais tóxicos, ra diação, ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar