CBO 2144-10

Engenheiro mecânico automotivo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Projetam sistemas e conjuntos mecânicos, componentes, ferramentas e materiais, es pecificando limites de referência para cálculo, calculando e desenhando. implementamatividades de manutenção, testam sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e fer ramentas, desenvolvem atividades de fabricação de produtos e elaboram documenta ção técnica. podem coordenar e assessorar atividades técnicas.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações requer formação em curso superior de engenharia mecânicae afins ou tecnologia em fabricação mecânica (ou outra formação correlacionada),com registro no crea. a tendência do mercado atualmente é valorizar profissionaiscom pós-graduação e cursos de especialização. em média, para o exercício pleno dasatividades, demanda-se uma experiência superior a cinco anos para os engenheiros e,no caso dos tecnólogos, de 1 a 2 anos.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham nos setores industrial e de serviços. na indústria, são empregados prin cipalmente na metalurgia básica, fabricação de máquinas, equipamentos e veículosautomotores, mas podem atuar em outros ramos industriais, tais como alimentos, têxtile confecções, entre outros. trabalham em equipe multidisciplinar, sob supervisão oca sional. seu vínculo mais comum é como assalariado de carteira assinada nas esferaspública e privada. também são encontrados em universidades e institutos de pesquisae, nesses casos, são classificados como pesquisadores e professores.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar