CBO 2514-05

Filósofo

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Refletem crítica e sistematicamente sobre o ser e o destino do homem e do mundo, pormeio da assimilação dos clássicos do pensamento e da realização de pesquisas sobre temasfilosóficos, tais como ética, epistemologia, estética, ontologia, metafísica, política, lógica,cultura, etc., com a finalidade de formar e orientar pessoas e assessorar organizações.

Formação e Experiência

Geralmente, a formação ocorre em universidade, com curso superior e de pós-gradua ção, em filosofia ou qualquer outro ramo das ciências. o acesso à produção filosóficade outros países demanda a proficiência em idiomas estrangeiros. há filosofos que seconsagram pelo notório saber.

Condições Gerais de Exercício

Atuam, principalmente, em atividades culturais, editoriais, educacionais, de pesquisa,de recursos humanos e em organismos afins, podendo exercer mais de uma ocupa ção. é comum como professor e pesquisador. nesses casos, são classificados pelaatividade predominante. trabalham em ambientes fechados, de forma individual, po dendo, ocasionalmente, formar equipes. é comum, terem seus trabalhos divulgadosatravés de livros, revistas, jornais e outros meios.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar