CBO 2516

Assistentes sociais e economistas domésticos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Prestam serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituiçõessobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociaise programas de educação; planejam, coordenam e avaliam planos, programas eprojetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educa ção, trabalho, jurídica, habitação e outras), atuando nas esferas pública e priva da; orientam e monitoram ações em desenvolvimento relacionados à economiadoméstica, nas áreas de habitação, vestuário e têxteis, desenvolvimento humano,economia familiar, educação do consumidor, alimentação e saúde; desempenhamtarefas administrativas e articulam recursos financeiros disponíveis.

Formação e Experiência

O exercicio dessas ocupações requer curso superior em serviço social para a ocu pação de assistente social e formação em economia doméstica para a ocupaçãode economista doméstico.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em instituições das esferas pública e privada, bem como em ong. po dem atuar em empresas ou instituições do setor agropecuário, comercial, industriale de serviços. o foco de atuação é a família (ou indíviduo). são estatutários ou em pregados com carteira assinada. trabalham em equipe, sob supervisão ocasional,em ambientes fechados e em horário diurno, podendo, o assistente social trabalharem horários irregulares durante plantões e em casos emergenciais. eventualmente,trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar