CBO 3117-20

Preparador de tintas (fábrica de tecidos)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenvolvem cartela e implementam receitas de cores para produção de artigos têxteis,do vestuário, couros e papéis; desenvolvem coloração e controlam a qualidade dosprocessos de estamparia, impressão e tingimento, bem como de artigos e produtos,quanto à conformidade da cor. desenvolvem cores em laboratório.

Formação e Experiência

Trata-se de profissão cujo exercício requer capacidade de discriminar um amplo espec tro de cores. portanto, o nível de escolaridade passa a ser fator secundário. o acesso aoemprego ocorre por meio de testes, seguidos de cursos profissionalizantes básicos deaté duzentas horas/aula. para o exercício pleno das atividades requer-se dos coloristasde papel e têxtil experiência de um a dois anos e escolaridade mínima do ensino mé dio. para as outras ocupações é exigido menos de um ano de experiência e, no mínimo,ensino fundamental concluído. há tendência de aumento de requisito de escolaridade,embora o conhecimento tácito, adquirido no trabalho, seja uma das característicasdessas ocupações. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses profissionais estão presentes em empresas de fabricação de produtos têxteis, deconfecção de artigos de vestuário e acessórios, de preparação de couros e fabricação deartefatos de couro, de fabricação de celulose, papel e produtos de papel e gráficas (im pressão e reprodução de gravações). mantêm vínculo formal como empregados regis trados nas empresas e trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados,organizando-se em equipes. o horário de trabalho para o colorista de papel e coloristatêxtil é diurno e com rodízio de turnos para os demais. eventualmente, em algumas ati vidades, esses trabalhadores podem estar expostos a materiais tóxicos e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar