CBO 3191

Técnicos do vestuário

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenvolvem produtos de vestuário a partir de pesquisas de mercado, as quais defini rão o público-alvo, as tendências da moda e as necessidades do mercado de vestuário.desenvolvem fornecedores; planejam, executam e controlam programas de fabricaçãode indústrias do vestuário (roupas, calçados e artefatos); elaboram métodos e pro cessos de produção. podem assumir responsabilidade de uma ou várias funções (ex.:estudos, pesquisas, desenvolvimento, controle de qualidade e compras), dependendodo tamanho e tipo de organização da empresa; treinam e coordenam equipes.

Formação e Experiência

O acesso às ocupações ocorre por meio de curso técnico em nível médio nas áreas dovestuário e afins ou experiência equivalente. o exercício pleno das atividades ocorreapós três ou quatro anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em atividades ligadas a confecções de artigos do vestuário e acessórios ena fabricação de artefatos de couro. são empregados com carteira assinada, traba lhando sob supervisão ocasional. a organização de trabalho pode ser em células ouprodução em linha, em ambientes fechados e em horários diurnos. podem trabalharsob pressão de metas de produção, levando à situação de estresse. os técnicos emcalçados e artefatos de couro podem trabalhar expostos a materiais tóxicos, ruídointenso e altas temperaturas.consulte3116 - técnicos têxteis.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar