CBO 3192

Técnicos do mobiliário e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Definem projetos e constroem móveis e esquadrias; selecionam materiais, insumos eacessórios; preparam, regulam e acompanham manutenção de máquinas, equipamen tos e ferramentas; monitoram o processo de produção; dominam técnicas e tecnologiade máquinas e equipamentos de produção, inclusive cad/cam, cnc e cim; efetuamatividades de medição e controle, utilizando conhecimentos sobre materiais diversos,utilizados nas diferentes etapas do processo produtivo (corte, usinagem, montagem,tratamento de superfícies e acabamento); implementam melhorias no processo e pres tam assistência técnica.

Formação e Experiência

O ingresso nessa ocupação requer ensino técnico de nível médio em mobiliário, oucurso médio completo seguido de cursos de qualificação. o pleno desempenho dasatividades ocorre após um ou dois anos de experiência. é desejável que a formaçãoprofissional inclua, além da tecnologia de produção convencional, componentes dehistória da arte e do mobiliário, noções de geometria, desenho técnico, informáticaaplicada a centros de usinagem computadorizados, cad e cim, prática no contexto daformação e estágio no contexto do trabalho.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na fabricação móveis e esquadrias de madeira, na construção civil, em ins titutos e departamentos de pesquisa e desenvolvimento. são empregados com carteiraassinada e se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. têm como local de tra balho ambientes fechados e horário diurno. eventualmente, são expostos a materiaistóxicos, ruído intenso e pó.esta família não compreende3188 - desenhistas projetistas e modelistas de produtos e serviços diversos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar