CBO 3281

Técnicos em necrópsia e taxidermistas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Reconstituem cadáveres humanos e de animais; formolizam cadáveres humanos e deanimais; embalsamam cadáveres. taxidermizam animais vertebrados; curtem peles;preparam esqueletos de animais; confeccionam dioramas, pesquisando característicados animais e seu habitat. orientam pessoas em aulas práticas e museus; gerenciamatividades comerciais e acervo científico. trabalham conforme normas e procedimentostécnios, de segurança e higiene.

Formação e Experiência

Para o exercício profissional de taxidermista requer-se curso técnico de nível médio embiologia e o domínio de técnicas específicas da área. para os embalsamadores requer se curso de nível médio completo e qualificação profissional superior a quatrocentashoras/aula, ministrada por médicos patologistas para formação de pessoal de apoio. odesempenho das atividades requer de um a dois anos de experiência, sob orientaçãode profissionais experimentados. pode-se demandar aprendizagem profissional paraa(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em órgãos de administração pública, universidade, museu, instituto médi co-legal e serviço de verificação de óbitos. o taxidermista trabalha de forma individual,com autonomia, como assalariado ou por conta própria, durante o dia ou em horáriosirregulares, em ambiente fechado ou a céu aberto. o embalsamador geralmente é as salariado com carteira assinada, atua em dupla, em ambiente fechado, sob supervisãoconstante de médico patologista. trabalha durante o dia ou em rodízio de turnos. du rante o trabalho, tanto o embalsamador como o taxidermista podem permanecer emposições desconfortáveis por longos períodos e estar sujeitos a baixas temperaturas, àexposição de materiais explosivos e a riscos de contaminação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar