CBO 3511

Técnicos em contabilidade

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam atividades inerentes à contabilidade em empresas, órgãos governamentais eoutras instituições públicas e privadas. para tanto, constituem e regularizam empresa,identificam documentos e informações, atendem à fiscalização e procedem consultoriaempresarial. executam a contabilidade geral, operacionalizam a contabilidade de cus tos e efetuam contabilidade gerencial.administram o departamento pessoal e realizamcontrole patrimonial.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em contabilidade (nível mé dio). o exercício pleno das atividades ocorre após quatro anos de experiência. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade deempresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais,como estatutários, empregados assalariados ou como autônomos (consultor contábil).o trabalho é presencial ou a distância; pode ser realizado de forma individual semsupervisão, ou em equipe, sob supervisão. os profissionais trabalham em ambientefechado, no período diurno. o chefe de contabilidade e o técnico de contabilidadepermanecem, durante longos períodos, em posições desconfortáveis e trabalham sobpressão, o que pode levá-los à situação de estresse constante.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar