CBO 3516

Técnicos em segurança do trabalho

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram, participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança notrabalho (sst); realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificamvariáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. de senvolvem ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participamde perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. participam da adoçãode tecnologias e processos de trabalho; gerenciam documentação de sst; investigam,analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle.

Formação e Experiência

O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio e curso técnico de segu rança no trabalho. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. sãocontratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. emgeral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente, em ambientes fecha dos, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. algumas de suasatividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse.os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação,ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar