CBO 3772-25

Árbitro de futebol de salão


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Zelam pela observância do regulamento nas competições esportivas, controlando oandamento das mesmas, registrando as infrações, aplicando as penalidades e fazendoas marcações necessárias para assegurar o processamento desses eventos dentro dasnormas estabelecidas pelos órgãos desportivos.

Formação e Experiência

As ocupações da família requerem diferentes níveis de escolaridade formal mínima, comoo ensino fundamental e o ensino médio.a formação profissional pode se dar por meio decursos de qualificação básicos, com cerca de duzentas horas de duração. a experiênciaprofissional prévia desejável dos titulares varia entre mais de um e cinco anos, conforme aocupação. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais trabalham nas diversas modalidades esportivas, atuando em competi ções, torneios, jogos e eventos oficiais, em entidades esportivas, recreativas ou associa tivas, no ensino, etc.a grande maioria dos profissionais é autônoma e podem acumulara função de árbitro esportivo com outra ocupação na área, como atleta, professor,microempresário do esporte, etc. seu trabalho costuma se dar em datas e horáriosirregulares, seguindo calendário de eventos do esporte a que se vinculam. em algumasatividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições climáticas adversas, emposições desconfortáveis por longos períodos, sob pressão psicológica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar