CBO 4121-05

Datilógrafo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam a rotina de serviços e realizam entrada e transmissão de dados, operandoteleimpressoras e microcomputadores; registram e transcrevem informações, operandomáquinas de escrever; atendem necessidades do cliente interno e externo. supervisio nam trabalho e equipe e negociam serviço com cliente.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de ensino médio e curso básico deprofissionalização de até duzentas horas/aula. o pleno desempenho das atividadesocorre com menos de um ano de experiência e no caso de supervisor, após dois anos.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em serviços de apoio administrativo nos mais variados ramos de atividade,em serviços de informática e de correio. são assalariados, com carteira assinada, exce to o digitador que pode trabalhar por conta própria. atuam de forma individual e emequipe, sob supervisão, em ambiente fechado e em sistema de rodízio de turnos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar