CBO 5131

Mordomos e governantas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Atendem hóspedes e familiares, organizando e supervisionando os trabalhos dos fun cionários das áreas de governança e mordomia de hotéis, residências, hospitais ouestabelecimentos similares, recepcionando convidados e visitantes, acompanhando en tradas e saídas dos hóspedes durante a estadia, familiares em compromissos externose viagens da família. cuidam do vestuário e objetos de hóspedes e familiares. supervi sionam a arrumação de aposentos e demais áreas. servem alimentos e bebidas e su pervisionam a sua preparação. secretariam agendas e telefonemas, controlam serviçosde lavanderia e rouparia, administram pessoal e executam atividades administrativas.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio completo. o exercício ple no dessas atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nos serviços de alojamento e alimentação, pessoais e domésticos. os mordomosna área da hotelaria são encontrados apenas nos estabelecimentos mais sofisticadose suas atribuições variam de acordo com cada hotel. são empregados com carteiraassinada e trabalham com supervisão permanente. executam suas atividades em am bientes fechados e nos horários diurno, noturno, rodízio de turnos e irregulares.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar