CBO 5172

Policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Investigam, reprimem e previnem infrações penais contra interesses da nação, comocontrabando, tráfico de drogas, crimes fazendários e previdenciários e crimes eleitorais;controlam bens e serviços da união, como emissão de passaportes e controle da esta da de estrangeiros no país, controle de entorpecentes, etc. patrulham ostensivamenterodovias federais; mantêm a fluidez e a segurança do trânsito urbano e rodoviário;fiscalizam o cumprimento das leis de trânsito; colaboram com a segurança pública;protegem bens públicos, serviços e instalações.

Formação e Experiência

Requer-se ensino médio completo, com exceção do agente da polícia federal, que temcomo pré-requisito de concurso o ensino superior completo. complementam a esco laridade formal com curso profissionalizante de duzentas a quatrocentas horas/aula.o exercício pleno das atividades ocorre após quatro a cinco anos de experiência. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em entidades públicas de defesa, segurança e trânsito. os agentes de trân sito trabalham como assalariados celetistas, sob supervisão permanente. os policiaisfederais e rodoviários e os guardas civis municipais são estatutários, organizam-se emequipe, sob supervisão ocasional. trabalham em ambiente fechado, a céu aberto ouem veículos, em horários diurnos e noturnos, em revezamento de turno e em horáriosirregulares. estão sujeitos a trabalho sob pressão, levando-os à situação de estresse.permanecem em pé por longos períodos. podem ser expostos a materiais tóxicos eruído intenso. os agentes de trânsito podem trabalhar em grandes alturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar