CBO 6322-15

Trabalhador da exploração de resinas


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Extraem gomas elásticas, não elásticas e resinas, raspando e cortando cascas de árvo res, chanfrando e sangrando troncos de árvores. preparam extração de gomas e resinas.processam material de extração. confeccionam instrumentos de trabalho e organizamcomercialização de produtos de extração. manejam área de extração e transportam ma téria-prima e produtos.

Formação e Experiência

A qualificação para essas ocupações é obtida tacitamente no exercício do trabalho. odesempenho pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabeleci mentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto oscasos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na extração de gomas e resinas, predominantemente em florestas da regiãoamazônica, realizando o trabalho por conta prória, organizados em associações e coope rativas.trabalham individualmente, sem supervisão, a céu aberto, durante o dia. permane cem em posições desconfortáveis por longos períodos, realizando diversas atividades emgrandes alturas (árvores). estão expostos aos ataques de animais e insetos silvestres.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar