CBO 7151-30

Operador de motoniveladora


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam o trabalho, realizam manutenção básica de máquinas pesadas e as operam.removem solo e material orgânico "bota-fora", drenam solos e executam construção deaterros. realizam acabamento em pavimentos e cravam estacas.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre a quarta e a sétima sériedo ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas.o pleno exercício das atividades ocorre com um a dois anos de experiência profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissio nal para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabe lecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas indústrias de construção. são assalariados com carteira assinada que traba lham em equipes especializadas nas diversas etapas da construção: sinalização, obra dearte e terraplenagem, pavimentação, capa e topografia, topografia de solos, entre outras.o trabalho é presencial.todos são submetidos a supervisão permanente, exceto o ope rador de bate-estaca que tem supervisão ocasional. o trabalho é realizado no períododiurno, a céu aberto e em veículos, exceto para o operador de bate-estaca. este trabalhaem condições especiais: suas atividades são subterrâneas, confinadas, expostas a mate riais tóxicos e a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar