CBO 7156

Trabalhadores de instalações elétricas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam serviços elétricos, realizam instalação de distribuição de alta e baixa tensão.montam e reparam instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, esta belecimentos industriais, comerciais e de serviços. instalam e reparam equipamentos deiluminação de cenários ou palcos.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e qualificação básica de du zentas horas/aula (eletricista de instalações) e quatrocentas horas/aula (eletricista deinstalações de cenários e eletricista de instalação de edifícios). o desempenho pleno dasatividades é atingido entre um e dois anos de prática. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do nú mero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em qualquer ramo de atividade econômica que demande serviços de instalaçãoelétrica, como teatro, construção civil, atividades industriais, comerciais e de serviços.tra balham como assalariados ou por conta-própria. geralmente trabalham em equipe, comou sem supervisão ocasional, dependendo se é empregado ou atutônomo. podem traba lhar em grandes alturas, temperaturas baixas ou elevadas, sujeitos aos riscos de trabalhocom energia elétrica.esta família não compreende3131 - técnicos em eletricidade e eletrotécnica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar